sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Projeto Minha Escola

           A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED) estará desenvolvendo, sempre nas terças-feiras, o Projeto Minha Escola, na rede municipal de ensino de Gravataí.A escola receberá a titular da SMED, Ursula Jaeger, representantes do Núcleo de Apoio a Escola (NAE) e a Coordenação Pedagógica da SMED.


        Conforme a secretária, o objetivo é divulgar o trabalho escolar, os fazeres pedagógicos desenvolvidos, através dos relatos de professores e apresentação de alunos. “Queremos conhecer mais de perto a realidade de cada estabelecimento de ensino, seus desejos, suas necessidades”, salienta a secretária.Segundo a secretária, é importante valorizar todos os sujeitos envolvidos no processo de ensino, aprendizagem e de gestão pedagógica. “Conhecendo a história da comunidade e da escola, os trabalhos realizados em sala de aula, os projetos em andamento, os investimentos recentes e as demandas das pessoas envolvidas no fazer pedagógico, estaremos cumprindo nosso papel de gestores públicos”, ressalta.
aí.

        A primeira escola do NAE 05 à receber o Projeto foi a Escola Duque de Caxias  – localizada na rua Dakar, 280, parada 80, bairro Itacolomi –, recebeu o projeto. Na ocasião, a aluna Bruna Nascimento, da 8ª série, fez uma apresentação de canto para os presentes. 


       “Temos 76 escolas na rede municipal e muitos projetos sendo desenvolvidos dentro de cada uma delas”, salientou a titular da SMED, Ursula Jaeger. Estas visitas tendem a aproximar ainda mais a escola da Secretaria, oportunizando que as atividades desenvolvidas sejam divulgadas.A EMEF Duque de Caxias tem atualmente 500 alunos, da 1ª a 8ª séries. “Temos o Mais Educação e diversos outros projetos sendo desenvolvidos na escola”, salientou a diretora, Ana Paula Braum. Segundo ela, o corpo docente dá grande ênfase às atividades esportivas, tendo conquistado vários troféus. “Estamos sempre participando dos torneios realizados no Município”, frisou.
A EMEF Duque de Caxias tem atualmente 500 alunos, da 1ª a 8ª séries. “Temos o Mais Educação e diversos outros projetos sendo desenvolvidos na escola”, salientou a diretora, Ana Paula Braum. Segundo ela, o corpo docente dá grande ênfase às atividades esportivas, tendo conquistado vários troféus. “Estamos sempre participando dos torneios realizados no Município”, frisou.

          A escola possui uma patrulha ambiental composta por alunos voluntários da 6ª e 7ª séries. Estes jovens são responsáveis por transmitir aos colegas noções de cidadania e cuidados com o meio ambiente. O grupo promove ações junto a comunidade como o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas, baterias de celulares e lâmpadas fluorescentes. “Temos que começar cuidando de nossa escola, de nossa rua e de nossa cidade”, comentou a aluna Alexandra Maragna, da 7ª série, integrante da equipe.          
             A Escola Duque de Caxias também desenvolve os projetos: Meio Ambiente em que Vivemos; Trânsito; Semana Farroupilha; Dia das Mães e dos Pais; Festa Junina; Consciência Negra; Feira de Ciências; Hora do Conto; Laboratório de Aprendizagem de 1ª a 5ª séries; e o Projeto de Apoio Educacional de 5ª a 8ª séries. No esporte, várias atividades são desenvolvidas, oportunizando que os alunos participem de uma série de torneios no Município.Fundada em 1970 pela professora Judite Pacheco Paiva Dutra, a Escola Duque de Caxias iniciou na casa da professora e aos poucos foi se desenvolvendo. O primeiro prédio foi construído ao lado da Igreja do Itacolomi e em 1989 a escola começou a funcionar no local onde está hoje. “A comunidade escolar se envolveu e em 2000, no Orçamento Participativo (OP), conseguiu asfalto para a rua da escola e cobertura para a cancha poliesportiva”, contou a diretora. A professora Adriana Maria Pires, da 4ª série, conhece muito bem esta história. “Estudei desde o 1º ano na escola, me formei, fiz meu estágio como professora aqui e leciono há 12 anos”, relatou. Ela fala com orgulho de sua escola e afirma que sente por ela um amor muito grande.
           Atividades realizadas na ocasião:
         Durante a visita, a direção da escola e da SMED participaram de um torneio de vôlei com o time mirim, coordenados pelo professor de Educação Física, Alexandre Aguiar. Às 12h foi servido um almoço para todos, feito pela cozinheira Sônia Buck e suas auxiliares Vânia Martins Oliveira e Sirlei Alves Martins. Na parte da tarde houve reunião com o Conselho Escolar, onde foi divulgado que a escola irá construir mais duas salas de madeira.

texto retirado do site da prefeitura Municipal de Gravataí
Secretaria em conversa com professoras

Patrulha Ambiental

Time da SMED

Equipe da Escola

Placar 10 para SMED

Almoço na Escola

Hora do Conto

Reunião com o Conselho Escolar