A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SMED) estará desenvolvendo, sempre nas terças-feiras, o Projeto Minha Escola, na rede municipal de ensino de Gravataí.A escola receberá a titular da SMED, Ursula Jaeger, representantes do Núcleo de Apoio a Escola (NAE) e a Coordenação Pedagógica da SMED.
aí.
A primeira escola do NAE 05 à receber o Projeto foi a Escola Duque de Caxias – localizada na rua Dakar, 280, parada 80, bairro Itacolomi –, recebeu o projeto. Na ocasião, a aluna Bruna Nascimento, da 8ª série, fez uma apresentação de canto para os presentes.
A EMEF Duque de Caxias tem atualmente 500 alunos, da 1ª a 8ª séries. “Temos o Mais Educação e diversos outros projetos sendo desenvolvidos na escola”, salientou a diretora, Ana Paula Braum. Segundo ela, o corpo docente dá grande ênfase às atividades esportivas, tendo conquistado vários troféus. “Estamos sempre participando dos torneios realizados no Município”, frisou.
A escola possui uma patrulha ambiental composta por alunos voluntários da 6ª e 7ª séries. Estes jovens são responsáveis por transmitir aos colegas noções de cidadania e cuidados com o meio ambiente. O grupo promove ações junto a comunidade como o recolhimento de óleo de cozinha, pilhas, baterias de celulares e lâmpadas fluorescentes. “Temos que começar cuidando de nossa escola, de nossa rua e de nossa cidade”, comentou a aluna Alexandra Maragna, da 7ª série, integrante da equipe.
A Escola Duque de Caxias também desenvolve os projetos: Meio Ambiente em que Vivemos; Trânsito; Semana Farroupilha; Dia das Mães e dos Pais; Festa Junina; Consciência Negra; Feira de Ciências; Hora do Conto; Laboratório de Aprendizagem de 1ª a 5ª séries; e o Projeto de Apoio Educacional de 5ª a 8ª séries. No esporte, várias atividades são desenvolvidas, oportunizando que os alunos participem de uma série de torneios no Município.Fundada em 1970 pela professora Judite Pacheco Paiva Dutra, a Escola Duque de Caxias iniciou na casa da professora e aos poucos foi se desenvolvendo. O primeiro prédio foi construído ao lado da Igreja do Itacolomi e em 1989 a escola começou a funcionar no local onde está hoje. “A comunidade escolar se envolveu e em 2000, no Orçamento Participativo (OP), conseguiu asfalto para a rua da escola e cobertura para a cancha poliesportiva”, contou a diretora. A professora Adriana Maria Pires, da 4ª série, conhece muito bem esta história. “Estudei desde o 1º ano na escola, me formei, fiz meu estágio como professora aqui e leciono há 12 anos”, relatou. Ela fala com orgulho de sua escola e afirma que sente por ela um amor muito grande.
Atividades realizadas na ocasião:
Durante a visita, a direção da escola e da SMED participaram de um torneio de vôlei com o time mirim, coordenados pelo professor de Educação Física, Alexandre Aguiar. Às 12h foi servido um almoço para todos, feito pela cozinheira Sônia Buck e suas auxiliares Vânia Martins Oliveira e Sirlei Alves Martins. Na parte da tarde houve reunião com o Conselho Escolar, onde foi divulgado que a escola irá construir mais duas salas de madeira.
texto retirado do site da prefeitura Municipal de Gravataí